A Sucupira Árvore rústica nativa no Brasil, mais comum nas regiões intermediárias da Mata Atlântica e Cerrado. A parte utilizada é a casca e as sementes. Popularmente conhecida e conceituada a Sucupira possui princípios anti-inflamatórios e analgésicos úteis no controle de inflamações nas articulações.
A Sucupira é popularmente usada no tratamento do reumatismo, da escrofulose, das úlceras, das dermatoses e das manifestações sifilíticas secundárias, além de tônico para a debilidade e fraqueza geral e depurativo. A casca é também empregada como antidiabético. Indicada nas úlceras cancerosas, sobretudo do nariz, nos eczemas, no reumatismo e hemorragias.
Utilizada para combater a artrite, artrose, reumatismo, inibir a dor, excesso de ácido úrico, amigdalite, dor de garanta, feridas, diabetes, cisto no útero, inflamações, sífilis, suas sementes contém flavonóides, cumarinas, saponinas, esteróides e óleo essencial que atuam como analgésico, anti-inflamatorio, antirreumático, antioxidante e anticarcinogênico.
Referências:
LORENZI, Harri; MATOS, Francisco José de Abreu. Plantas Medicinais no Brasil:
Nativas e exóticas. 2ª edição, São Paulo. 2008. Pg. 287.
DUTRA, Rafael Cypriano, et, al. Caracterização Fitoquímica e Citogenética das
Sementes de Pterodon emarginatus Vogel. Sul Catarinense, 2012, disponível em:
"Venda sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a Resolução 586/2013 do Conselho de Farmácia. Consulte-o!"