Não gostei da essência de um produto, posso modificá-lo?

Algumas substâncias tem seu odor característico e, em geral, a Innova pode mascarar estes odores desagradáveis com essências específicas. Quando solicitado antes da manipulação, podemos adicionar essências diferentes nas formulações dermatológicas.

Minha formulação de cápsula veio com uma observação de que a dose foi modificada (Por exemplo, ingerir duas cápsulas ao invés de uma), qual o motivo?

Algumas vezes a quantidade de substâncias prescritas na fórmula pode não caber em apenas uma cápsula grande, devendo esta quantidade ser dividida em duas ou mais cápsulas sem prejuízo da prescrição médica. Pode ser ingerido sem problemas conforme a orientação indicada.

Por que a cor ou o tamanho das cápsulas de minha fórmula mudou?

A Innova procura manter o tamanho e cores sempre iguais. No entanto, o tamanho da cápsula depende do volume total das matérias-primas da fórmula. As substâncias podem ter seu volume, granulometria e densidades diferentes de acordo com o lote e fornecedor. Neste caso pode haver variação de uma fórmula para outra.

Lembrando que as cores das cápsulas não alteram a qualidade do medicamento.

A dose recomendada pelo médico pode ser aumentada se a dor ou sintoma ficar mais forte?

Não, apenas o médico poderá alterar a dose ou o modo de uso do medicamento. Nenhum farmacêutico ou qualquer vendedor pode recomendar o aumento das dosagens.

Uma pessoa diabética não pode ingerir açúcar e necessita de ingerir um medicamento que o contem, o que pode ser feito?

Na manipulação é possível fazer fórmulas sem açúcar e que não prejudiquem a saúde do paciente diabético. Ele somente tem que tomar cuidado em sinalizar seu problema para manipular o medicamento adequadamente.

Por que a farmácia às vezes faz uma quantidade maior de cápsulas que a solicitada?

Algumas vezes, o volume da dose prescrita é maior que a capacidade da cápsula e é necessário dividir a dose em mais de uma. Quando isso ocorrer, as informações de quantas cápsulas serão tomadas estarão indicadas no rótulo, mas se houverem dúvidas, contate a Innova.

O tamanho de uma cápsula pode variar mesmo sendo a mesma formulação já aviada anteriormente?

Pode sim, a densidade da matéria-prima pode variar dependendo do lote, portanto o tamanho da cápsula pode sim variar sem prejudicar a qualidade do produto. Não há prejuízo para o cliente, pois a Innova já confere as densidade previamente.

Tenho um produto natural ou um medicamento específico que uso para curar algumas infecções. Porém agride o meu estômago, ou o cheiro me incomoda. Posso levá-la(o) para que vocês coloquem em cápsulas?

É definido por legislação que só pode ser manipulado matéria-primas que contenham especificações do fornecedor (Ex: lote, data de fabricação e vencimento, etc.), diante disso não podemos manipular outros materiais.

Podemos verificar se há disponibilidade de algo semelhante para ser manipulado conforme orientações de um profissional.

Como funcionam as reclamações dos medicamentos manipulados?

As reclamações devem ser passadas ao Farmacêutico responsável, para o registro e avaliação e para ser estudado a melhor medida a ser tomada e possíveis ações preventivas. A Innova está a disposição para eventuais reclamações.

Quem fiscaliza a produção dos medicamentos manipulados?

São os mesmos órgãos que fiscalizam indústrias farmacêuticas e demais segmentos, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) juntamente com a Vigilância Sanitária local (VISA).

Os medicamentos manipulados são submetidos a algum tipo de teste?

São sim, podemos classificar em 3 etapas:

- Todos os itens que fazem parte do medicamento  (como as matérias – primas, as cápsulas e as embalagens) passaram por testes realizados pelos fabricantes e distribuidores destes antes de chegarem na Innova.

- Após a chegada dos itens na Innova, estes são submetidos a rigorosos testes em nosso Laboratório de Controle de Qualidade.

-  Ao longo da produção do medicamento manipulado, são realizados outros testes de controle em processo, garantindo um produto final de qualidade.

É possível associar mais de um princípio ativo, mais de um medicamento, em uma formulação?

É possível sim! Quando existe a necessidade de usar vários medicamentos no tratamento da doença e seus sintomas, o médico pode associar várias drogas em uma única fórmula. Por isso também alguns de nossos produtos possuem vários princípios separados pelo "+".

Por que o medicamento manipulado não tem bula?

O medicamento manipulado é um medicamento personalizado, não necessitando da bula (pois iria variar de produto a produto), contudo isto não significa que faltarão informações, pois os rótulos possuem orientações claras e sempre haverá um farmacêutico à disposição para esclarecimento de dúvidas.

Qual o prazo de validade do medicamento manipulado?

O prazo de validade de cada medicamento corresponde ao período de tratamento para o qual foi manipulado, considerando a posologia indicada.

Portanto, o medicamento não deve ser utilizado após seu vencimento, uma vez que os ativos terão os efeitos assegurados até a data de validade especificada no rótulo.

Qual o benefício da manipulação de medicamentos?

O medicamento manipulado é preparado seguindo a prescrição médica de forma individual,  é prescrito pelo médico na quantidade e dosagem exatas para seu tratamento, além de atuar na necessidade específica a ser trabalhada.

O medicamento manipulado é natural?

Depende! O medicamento manipulado pode ser natural ou sintético, o que irá diferenciar os dois é a origem da matéria prima, podendo ser respectivamente, extraída de recursos naturais (sendo natural) ou desenvolvida em laboratório (sendo sintética). 

Como é garantida a qualidade de um medicamento manipulado?

A Farmácia de manipulação magistral deve seguir normas de Boas Práticas de manipulação determinadas pelo ministério da saúde (ANVISA), além de suas formulações possuírem os processos de manipulação controlados e padronizados para fornecerem os resultados promovidos e informados aos seus produtos. Exatamente como a Innova faz!

Please reload

Perguntas Frequentes